Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Japão e China retomam laços económicos suspensos há quase oito anos

O Japão e a China retomaram hoje as negociações económicas, depois de um intervalo de quase oito anos, para estreitar laços num momento de fortes tensões comerciais, provocadas pelo protecionismo dos Estados Unidos.

Japão e China retomam laços económicos suspensos há quase oito anos
Notícias ao Minuto

06:22 - 16/04/18 por Lusa

Economia Comércio

Os ministros dos Negócios Estrangeiros japonês e chinês, Taro Kono e Wang Yi, respetivamente, reuniram-se em Tóquio, no segundo dia de visita do chefe da diplomacia chinesa ao país, cuja agenda estará focada nas relações económicas e comerciais.

As duas potências asiáticas decidiram retomar o diálogo e cooperar perante as recentes medidas do Presidente norte-americano, Donald Trump, nomeadamente nas tarifas sobre as importações.

Na véspera da reunião, no domingo, os responsáveis reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para "tornarem a desnuclearização da Coreia do Norte uma realidade", um assunto que vai estar em cima da mesa na reunião entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, prevista no final de maio.

Antes de regressar a Pequim, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês vai encontrar-se ainda com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que viaja na terça-feira para os Estados Unidos para se reunir com Donald Trump.

Foi a primeira vez que os responsáveis pelos Negócios Estrangeiros dos dois países se reuniram, desbloqueando assim as relações suspensas nos últimos anos entre a China e o Japão, na sequência de disputas sobre a soberania das ilhas Senkaku (Diaoyu, em chinês).

Esta é a primeira visita de um chefe da diplomacia chinesa para conversações bilaterais desde 2009.

No domingo, Wang Yi e Taro Kono estiveram reunidos durante quase quatro horas, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês.

Os dois responsáveis concordaram na importância de preparar as visitas de Abe à China e do Presidente chinês, Xi Jinping ao Japão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório