Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fitch avisa bancos portugueses para reduzirem malparado

A Fitch avisou hoje os bancos do Sul da Europa, entre eles os portugueses, para reduzirem os ativos problemáticos enquanto as condições económicas forem favoráveis, para ficarem mais protegidos quando o ciclo se inverter.

Fitch avisa bancos portugueses para reduzirem malparado
Notícias ao Minuto

16:18 - 13/04/18 por Lusa

Economia Comunicado

Segundo a agência de 'rating', em 2018 e 2019 deverá melhorar a qualidade dos ativos dos bancos europeus ajudada pelo crescimento económico, mas avisa que há uma diferença entre os bancos do Norte e do Sul da Europa, com estes últimos a apresentarem mais elevados montantes de crédito malparado e outros ativos problemáticos.

"Os 'non-performing loans' [ativos problemáticos] continuam muito mais elevados no Sul da Europa do que no Norte e os bancos que não reduzirem os 'stocks' podem ficar sob pressão quando o ciclo económico se alterar", disse a Fitch numa nota sobre os bancos europeus.

A agência destacou, nomeadamente, que o rácio de empréstimos malparados continua acima de 10% (a média europeia) em sete países europeus, com Portugal a ocupar a terceira posição.

O país que tem um rácio mais elevado de crédito malparado face ao total do crédito concedido é a Grécia (44,9%), seguida de Chipre (38,9%), sendo Portugal o terceiro país com mais alto rácio, ainda que bem abaixo destes dois, nos 15,2%.

A Fitch diz ainda que a cobertura de reservas para ativos problemáticos em Portugal é apenas "média", isto apesar da fragilidade do mercado imobiliários e do elevado endividamento do setor privado, não obstante os progressos feitos, ajudados pelas melhorias macroeconómicas.

A Fitch diz que os ativos problemáticos do setor bancário caíram cerca de 16% no primeiro semestre de 2017, mas que ainda eram 43 mil milhões de euros, quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório