Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Banco Europeu de Investimento quer Casa Eficiente 2020 noutros países

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, destacou hoje que o Banco Europeu de Investimento (BEI) espera replicar o programa Casa Eficiente 2020 noutros países.

Banco Europeu de Investimento quer Casa Eficiente 2020 noutros países
Notícias ao Minuto

15:04 - 13/04/18 por Lusa

Economia Pedro Marques

"O próprio Banco Europeu de Investimento acabou de nos referir que espera replicar esta iniciativa noutros países, vamos ser uma espécie de piloto numa iniciativa completamente inovadora", disse Pedro Marques à saída da sessão de apresentação do programa, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Uma posição que o ministro do Ambiente considera estar de acordo com o planeado, afirmando que o objetivo era "um projeto que pudesse ser muito mais do que um projeto só pensado para Portugal".

Presente na cerimónia, Andrew McDowell, vice-presidente do BEI, notou ser esta a primeira vez que se beneficiam casas individuais em Portugal e se faz um trabalho com parceiros na área da eficiência energética.

"Queremos aprender e poder replicar noutros lados", avançou o responsável da entidade europeia, que agradeceu aos participantes neste programa "pela inovação e inspiração que podem dar a outros".

Pedro Marques relembrou que, apesar de "uma política de reabilitação urbana muito extensa", é preciso considerar situações "casa a casa, que precisam de melhorar as condições ambientais das suas janelas, dos seus eletrodomésticos".

O ministro do Planeamento lançou o desafio a "cada cidadão, família ou empresa proprietária de frações que queira e que considere que tem condições para (...) desenvolver este investimento".

O programa aceitará candidaturas de várias entidades, como habitações individuais, prédios, condomínios e empresas que sejam proprietárias de edifícios destinados a fins habitacionais, podendo os interessados candidatar-se no portal do programa na internet.

Com capacidade de apoio para intervenção em 12.000 habitações por todo o país, o programa irá distribuir 200 milhões de euros pelos candidatos aceites.

Presentes na assinatura estiveram os bancos Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco, tendo este último revelado que avançará com uma linha de financiamento de 30 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório