Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Quanto é que Portugal já arrecadou em leilões de dívida este ano?

A agência que gere a dívida portuguesa realizou um leilão na quarta-feira em que a procura mais do que superou a oferta, com a colocação de três mil milhões de euros através de um sindicato bancário. O montante foi aumentado face ao inicialmente previsto, devido ao "apetite tremendo" dos investidores por este instrumento.

Quanto é que Portugal já arrecadou em leilões de dívida este ano?
Notícias ao Minuto

08:03 - 12/04/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia IGCP

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realizou uma emissão de dívida sindicada, na quarta-feira, na qual emitiu três mil milhões de euros em dívida com maturidade a 15 anos e com uma taxa de juro de 2,325%. A emissão foi sindicada, o que significa que foram contratados bancos de investimento para levar a cabo este leilão. Ora, com esta emissão o montante total colocado este ano sobe para 9.500 milhões de euros.

De acordo com o documento que prevê as necessidades de financiamento do Estado, o IGCP estimou esse montante líquido em 10,9 mil milhões de euros. Ainda, segundo o mesmo documento, “um montante de 15 mil milhões será obtido via emissão bruta de OT [obrigações do tesouro], combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais”, pode ler-se no documento.

Recorde-se que em janeiro o IGCP deu início ao plano de financiamento para 2018 com a realização de uma emissão sindicada, tendo arrecadado quatro mil milhões de euros.

Tendo em conta esse valor e somando o valor dos montantes colocados em obrigações do tesouro, o montante total já arrecadado ascende aos 9.500 milhões de euros. 

A presidente do IGCP, Cristina Casalinho, referiu num comunicado que a procura pelo leilão de quarta-feira rondou os 16.000 milhões de euros, o que levou o IGCP a aumentar o montante colocado para 3.000 milhões de euros, face aos 2.500 milhões originalmente planeados para alimentar o "apetite tremendo" dos investidores por este instrumento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório