Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal financiou-se em três mil milhões em emissão de dívida sindicada

Portugal realizou uma emissão de dívida sindicada a 15 anos, esta quarta-feira, no valor de três mil milhões de euros, com uma taxa de 2,325%.

Portugal financiou-se em três mil milhões em emissão de dívida sindicada
Notícias ao Minuto

16:54 - 11/04/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia IGCP

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realizou uma emissão de dívida sindicada, esta quarta-feira, na qual emitiu três mil milhões de euros em dívida com maturidade a 15 anos, com uma taxa de juro de 2,325%. A emissão foi sindicada, o que significa que foram contratados bancos de investimento para levar a cabo este leilão. 

“A operação correu bem para o Estado português , mas também para os investidores que compraram com um prémio (“desconto”) face aos preços de mercado", refere Filipe Silva, diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O banco refere não ter informação sobre o montante da procura, mas refere que foi elevada.

"Do ponto de vista do emitente, a operação foi o que país precisa: dívida com prazos longos e com taxas baixas ou,  pelo menos, pagáveis. Relativamente ao montante, o Estado emitiu o que queria emitir. Não sabemos exatamente qual foi a procura, mas sabemos que esteve muito forte", acrescenta Filipe Silva. 

Esta emissão surge depois de o IGCP ter divulgado o calendário de emissões de dívida para o segundo trimestre do ano, no qual previa a realização de operações sindicadas. 

[Notícia atualizada às 17h04]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório