Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º
Finanças Crédito à habitação Crédito à habitação. Supervisor dá q...

Crédito à habitação. Supervisor dá quatro dicas para comparar propostas

Há cada vez mais soluções para um crédito à habitação e isso pode dificultar a escolha do cliente na hora de decidir qual a proposta que melhor se adequa às necessidades. A este propósito, o Banco de Portugal divulgou quatro dicas para auxiliar a escolha.

Crédito à habitação. Supervisor dá quatro dicas para comparar propostas
Notícias ao Minuto

08:45 - 11/04/18 por Beatriz Vasconcelos 

Casa BdP

Quando se quer contratar um crédito à habitação, ou seja, pedir um empréstimo para comprar uma casa o cliente pode ter acesso a um vasto conjunto de propostas que variam consoante as instituições bancárias a que recorrem. Ora, para auxiliar o cliente na hora da escolha, o Banco de Portugal (BdP) divulgou quatro dicas que podem ajudar a escolher o que mais se ajusta às necessidades

Na segunda-feira, dados divulgados pelo supervisor revelaram que os créditos à habitação voltaram a aumentar em fevereiro. 

Assim, as quatro dicas para poupar na hora de escolher o 'melhor' empréstimo são as seguintes: 

  • Créditos com prazo mais longo são mais caros - A questão do prazo pode gerar alguma dúvida na hora de escolher, mas tenha em atenção que quando o prazo de reembolso é mais longo, a amortização de capital é mais lenta e paga mais juros por esse crédito. O supervisor recomenda que analise várias simulações antes de tomar uma decisão.
  • Atenção, verifique se as propostas prevêem a aquisição de outros produtos - A instituição de crédito pode apresentar ao cliente um spread mais reduzido se o cliente aceitar adquirir outros produtos. Mas esses produtos – por exemplo, cartões de débito ou de crédito – também podem ter custos para o cliente.  

  • Quando comparar propostas não olhar apenas para o spread - Um crédito com um spread mais baixo não sai necessariamente mais barato ao cliente. É preciso ponderar outros elementos do custo do crédito, lembra o BdP. Compare sempre a TAEG – a taxa anual de encargos efetiva global – e o MTIC – o montante total imputado ao consumidor – das propostas de crédito. 
  • Taxa de juro variável, fixa ou mista? As propostas de crédito podem apresentar três tipos de taxas. Nos empréstimos a taxa variável, a taxa de juro varia ao longo do prazo do empréstimo; nos empréstimos a taxa fixa, a taxa de juro é definida quando o contrato é celebrado e, como tal, o valor da prestação é sempre igual durante todo o período do empréstimo. Já nos empréstimos a taxa de juro mista, o contrato de crédito tem um período em que a taxa é fixa, seguido de um período em que a taxa é variável.
Campo obrigatório