Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

OCDE prevê crescimento estável mas revela sinais de declínio

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve hoje a perspetiva de "crescimento estável" dos países membros e revelou ter detetado sinais que apontam para um declínio na zona do euro.

OCDE prevê crescimento estável mas revela sinais de declínio
Notícias ao Minuto

13:34 - 10/04/18 por Lusa

Economia Zona Euro

Os indicadores, que medem antecipadamente possíveis alterações no ciclo económico, mantiveram-se em 100,4 pontos na zona do euro, uma décima a menos que em janeiro, enquanto na China, Índia, Indonésia, Japão e Coreia, as cinco maiores economias da Ásia, registaram um ritmo estável (99,5).

Nas sete maiores economias do mundo (Canadá, França, Japão, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos), o indicador manteve-se nos 100,1 pontos em fevereiro, sem alteração face aos quatro meses anteriores.

A OCDE destaca sinais de declínio na França (100,2), Alemanha (100,7), Itália (100,7) e Reino Unido (99,2), e o crescimento estável no Japão (100) e nos Estados Unidos (100,1).

Entre as principais economias emergentes, a organização considerou a consolidação do crescimento no Brasil (103,9), na Índia (100,5) e na Rússia (101,1) e apontou para um aumento estável na China (98,9).

O Indicador Compósito Avançado da OCDE, hoje divulgado, foi concebido para detetar precocemente (entre seis a nove meses antes) sinais de pontos de viragem nos ciclos económicos, e quando o indicador desce (mas ainda acima de 100 pontos, valor que representa a tendência dos últimos tempos), a OCDE estima como provável um cenário de desaceleração, e quando a tendência é crescente estima uma aceleração do PIB.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório