Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Finanças vão partilhar dados com GNR e municípios para limpeza das matas

Protocolo vai permitir às câmaras saber quem são os proprietários dos terrenos que não forem limpos no prazo legal.

Finanças vão partilhar dados com GNR e municípios para limpeza das matas
Notícias ao Minuto

16:11 - 05/04/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Incêndios

A Autoridade Tributária (AT) vai 'dar' à Guarda Nacional Republicana (GNR) e às Câmaras Municipais informação sobre a matriz predial dos prédios.

"A informação servirá para a identificação e notificação dos proprietários ou detentores de imóveis, nomeadamente para o cumprimento da estratégia nacional de defesa da floresta contra incêndios e, num contexto mais alargado, para uma mais efetiva intervenção ao nível do ordenamento do território, do desenvolvimento rural e de proteção civil", refere o gabinete do Ministério das Finanças num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O protocolo entre a AT e a GNR, bem como a Declaração Conjunta com a Associação Nacional de Municípios Portugueses – que permitirá que cada um dos municípios estabeleça protocolos individuais com a AT - serão assinados na sexta-feira, em Coimbra, com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Segundo o mesmo comunicado, "o conhecimento dos limites e da titularidade da propriedade é imprescindível para as atividades de gestão, controlo e planeamento territorial e para o sucesso da implementação da política de prevenção e combate dos incêndios", refere a tutela. 

Os proprietários estão obrigados a proceder à limpeza dos terrenos e, caso não o façam no prazo devido, devem os municípios assegurar essa tarefa, ressarcindo-se posteriormente das despesas em que tenham incorrido. 

[Notícia atualizada às 16h26]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório