Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Banco da Grécia acusa de difamação testemunhas do caso Novartis

O governador do Banco da Grécia, Yannis Stournaras, apresentou hoje uma queixa por difamação e perjúrio contra testemunhas protegidas que o envolveram num escândalo de subornos protagonizado pela multinacional farmacêutica Novartis no período de 2006 a 2015.

Banco da Grécia acusa de difamação testemunhas do caso Novartis
Notícias ao Minuto

17:30 - 04/04/18 por Lusa

Economia Governador

O governador do banco central acusou as testemunhas, três ex-trabalhadores da Novartis na Grécia, de difamação e declaração falsa perante o juiz.

Stournaras apresentou ainda um pedido no Supremo Tribunal grego para que seja levantado o anonimato das três testemunhas protegidas, que, na sua opinião, "contraria a legislação nacional e as disposições da Convenção Europeia dos Direitos do Humanos".

A queixa surge depois de a procuradora anticorrupção Eleni Tulupaki ter decidido controlar as contas bancárias de dez políticos gregos cujo envolvimento no escândalo está a ser investigado.

A Novartis está sob suspeita de ter subornado entre 2006 e 2015 responsáveis políticos e médicos para alcançar uma posição dominante no mercado grego e vender medicamentos a preços elevados apesar de haver alternativas mais baratas no mercado.

Antigo ministro das Finanças (entre 2012 e 2014) e ex-professor de Economia na Universidade de Atenas, Yannis Stournaras disse numa entrevista a um jornal grego ter sido pago pela Novartis para participar em "duas ou três conferências" sobre a economia grega, antes de ocupar a pasta das Finanças em 2012.

Todos os políticos envolvidos na investigação, incluindo um outro ex-ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, negaram o seu envolvimento, denunciando uma "conspiração" do atual Governo, liderado por Alexis Tsipras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório