Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

FMI divulga resultados da avaliação à Guiné-Bissau

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga hoje os resultados da sua quinta e última avaliação ao Programa Alargado de Crédito à Guiné-Bissau, que poderá ser prolongado por mais um ano.

FMI divulga resultados da avaliação à Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

06:26 - 02/04/18 por Lusa

Economia Conferência

Segundo disse à Lusa no passado dia 21 de março, data em que se iniciou a avaliação da economia da Guiné-Bissau, o ministro das Finanças guineense, João Fadiá, "depois desta avaliação, se as metas forem cumpridas, haverá o desembolso de 3,03 de Direitos Especiais de Saques que corresponde ao programado".

Segundo o ministro, durante a missão de avaliação iria ainda ser abordada a possibilidade de extensão do programa por mais um ano.

O Programa Alargado de Crédito, num montante de 23,5 milhões de dólares (cerca de 21 milhões de euros), foi aprovado em julho de 2015.

Na última avaliação realizada em janeiro, o FMI aplaudiu a decisão do Governo guineense de aumentar o investimento público em infraestruturas, mas ressalvou que é preciso uma "gestão cuidadosa", "planeamento e execução apropriados" e atenção à dívida gerada.

O FMI considerou também que a "atividade económica continua dinâmica, suportada por uma gestão fiscal eficaz. A inflação permaneceu baixa, a receita fiscal está a crescer de forma robusta, e o crescimento do PIB real continua perto do ritmo de 2017, cerca de 5,5%".

Por outro lado, o investimento público e privado está a crescer, o que constitui um novo ímpeto para o crescimento, acrescentou o Fundo.

A equipa do FMI vai estar em Bissau até terça-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório