Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Adesão à greve dos hipermercados está entre 50% e 60%

O Sindicato dos trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITSE), avançou hoje, num balanço parcial, que a adesão à greve dos trabalhadores dos supermercados e hipermercados ronda os 50% a 60%.

Adesão à greve dos hipermercados está entre 50% e 60%
Notícias ao Minuto

13:04 - 01/04/18 por Lusa

Economia Sindicatos

"Para já, os valores estão entre 50% e 60%. Foram verificadas 180 lojas, mas os dirigentes sindicais vão continuar a efetuar contactos até ao final da tarde", disse a dirigente do SITSE Marta Soares à Lusa.

O SITESE, afeto à UGT, convocou uma greve para hoje, domingo de Páscoa, a qual abrange os funcionários de supermercados e grandes superfícies.

De acordo com a sindicalista, após o pré-aviso de greve, alguns hipermercados, nomeadamente das cadeias Jumbo, Continente e Pingo Doce, anunciaram que vão encerrar às 14:00. No entanto, a responsável sublinhou que "algumas superfícies do continente ficarão abertas até às 18:00, por estarem inseridas em centros comerciais".

Contactada pela Lusa, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Em 23 de março, o SITESE explicou que tinha convocado greve "à prestação de trabalho para os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na APED", onde estão as empresas donas de supermercados e de muitas lojas presentes em centros comerciais.

Nos motivos da greve, o SITESE indica o "respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa", "trabalho digno", a "conciliação da vida familiar com a vida profissional" e o "fim da precariedade".

O sindicato quer ainda "aumento dos salários", "respeito e exigência do cumprimento integral da negociação coletiva", o "fim imediato dos bloqueios à negociação coletiva" e "um diálogo social assente no cumprimento efetivo dos compromissos assumidos e a assumir".

O SITESE disse à Lusa que o pré-aviso de greve abrange cerca de 85 mil trabalhadores.

A greve, que começou às 00:00, termina às 24:00.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório