Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Novas tabelas da ADSE entram este domingo em vigor

A errata em questão tem 15 pontos e abrange áreas como consultas, imagiologia, próteses, medicina dentária, radioterapia, entre outros.

Novas tabelas da ADSE entram este domingo em vigor
Notícias ao Minuto

07:30 - 01/04/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Carreira

Entram em vigor este domingo as novas tabelas de preços da ADSE, para os trabalhadores e reformados da Função Pública. As negociações com os privados duraram vários meses e, ainda assim, as tabelas publicadas foram alvo de críticas, pelo que a tabela que agora entra em vigor reflete 15 alterações, as quais eram reclamadas pelos operadores privados. 

Uma nota do subsistema de saúde dos funcionários públicos, enviada aos hospitais privados, a que a Lusa teve acesso, refere que a ADSE “publicou, no passado dia 1 de março de 2018, uma nova tabela cuja data de entrada em vigor será o próximo dia 1 de abril de 2018”.

A ADSE reconhece que esta tabela tinha “algumas incorreções” e, perante “a necessidade de clarificar algumas das regras”, incorporou alterações numa errata.

Entre as alterações mais relevantes, destacam-se o modelo de faturação online, a inclusão de novos procedimentos na tabela de preços globais e, por exemplo, a diferenciação de preços em algumas valências (cirurgia e medicina) em função do tipo de entidade prestadora (privadas/IPSS ou instituições similares). 

As alterações agora publicadas vão ao encontro das pretensões dos operadores privados que, aquando da primeira proposta da nova tabela, puseram em causa a possibilidade de prosseguir com o acordo com a ADSE, alegando perda insustentável de valores para a sua manutenção.

As tabelas de preços da ADSE são uma espécie de “modelo” que é entregue aos hospitais e médicos privados com instruções sobre os pagamentos dos beneficiários e o respetivo pagamento que cabe à ADSE por cada procedimento. A tabela, contestada pelos operadores privados, deveria ter entrado em vigor no dia 1 de março.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório