A AirHelp, uma empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, avança que os cancelamentos de voos anunciados pela TAP podem dar direito a compensações até ao valor de 600 euros por pessoa e por voo. A companhia aérea já fez saber que vai pagar indemnizações, mas não referiu valores.
"Caso a companhia aérea não tenha informado os passageiros sobre o cancelamento com 14 dias de antecedência, estes podem evitar elegíveis para receber uma compensação", refere a AirHelp num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
No entanto, salienta a empresa, a TAP ainda não prestou qualquer esclarecimento ou justificação para o cancelamento. Por este motivo, a AirHelp salienta que o caso de 'situações extraordinárias', como greves sem aviso prévio, tempestades ou emergências médicas, a "companhia aérea está isenta da obrigação de compensar os passageiros".
E há outro 'mas'. É que a TAP ainda pode evitar ter de pagar compensações caso forneça a alteração da rota de um "voo alternativo a partir não mais de uma hora antes e a chegar menos de quatro horas após o voo original", segundo o mesmo comunicado.
Para saber se um voo está ou não elegível para receber uma compensação por parte da companhia aérea, os passageiros podem aceder à app da AirHelp, que é gratuita, e permite saber essa informação mediante um 'scan' ao cartão de embarque.