Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

As sete tendências digitais que um empresário não deve ignorar

A gestão de informação deve ser uma preocupação para as empresas. A correta análise dos dados e a aplicação de estratégias são essenciais para sobreviver aos avanços tecnológicos.

As sete tendências digitais que um empresário não deve ignorar
Notícias ao Minuto

15:34 - 27/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

A transformação digital chegou às empresas em força e, por isso, é importante acompanhar as tendências para manter uma empresa atual e no caminho da digitalização dos negócios.

Nesta senda, a Impacting Digital apresenta, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, aquelas que considera serem as sete tendências digitais que qualquer líder de negócio deverá ter em conta.

1. Data Analytics

Num mundo cada vez mais tecnológico, o volume de informação disponível aumenta de forma exponencial todos os dias. Falar em Data Analytics é falar nas oportunidades que o acesso e a utilização correta dessa informação podem aportar a um negócio entre as quais promover a eficiência, reduzir custos e aumentar o retorno.

2. Automação de Marketing

O número de plataformas de automação marketing está a crescer de dia para dia. Servindo diferentes propósitos, estas plataformas digitais apresentam-se mais inteligentes, mais intuitivas e menos dispendiosas. Atualmente já é dado o devido valor a estas plataformas, uma vez terem sido, finalmente, provados os seus benefícios: elimina erros humanos; permite a realização de campanhas de email marketing; analisa resultados associados a cada campanha; otimiza o processo de conversão de leads; aumenta as receitas e o retorno sobre investimento (ROI).

3. Real time

Para impactar audiências, as marcas devem utilizar estratégias de comunicação que permitam abordagens personalizadas e imediatas, como por exemplo, a comunicação em real time. As redes sociais também já reconheceram o poder do real time e continuam a apostar no desenvolvimento de novas funcionalidades associadas à instantaneidade das comunicações. Exemplo disso é o sucesso do Instagram Stories e do Facebook Stories. Como beneficiar do real time marketing em prol do negócio? Partilhar eventos e participação em eventos; realizar entrevistas com colaboradores; realizar webinars para obter feedback instantâneo do seu público.

4. Internet of Things

A Internet of Things (IoT) é uma das tendências digitais que veio para ficar. Na verdade, e tendo em conta uma pesquisa realizada pela consultora tecnológica Gartner, em 2020 prevê-se a existência de mais de 20,4 bilhões de objetos conectados à rede. Na sua essência, a IoT baseia-se na existência de objetos, até então desconectados, ligados em rede com o objetivo de recolher dados importantes para a identificação de possíveis falhas, definição de estratégias futuras e/ou tomadas de decisão fundamentadas.

5. Social Selling

O Social Selling é a arte de utilizar as redes sociais para a criação de uma comunidade para, após a implementação de estratégias de enriquecimento e relacionamento, se alcançar a conversão e conquistar a venda. Tendo sempre em conta o setor de atividade e o modelo de negócio, esta é, incontornavelmente, uma das tendências digitais a seguir dada a enorme aceitação das redes sociais pelos consumidores.

6. Inteligência Artificial

A inteligência artificial está cada vez mais presente na realidade das empresas. Negócios (principalmente B2C) que utilizam inteligência artificial estão, inadvertidamente, a interferir com a experiência do utilizador.

7. Blockchain

Apesar de ser uma tendência pouco utilizada e até pouco clara para alguns, começa a ganhar alguma relevância e consiste numa tecnologia que suporta as criptomoedas. Ou então, por outras palavras, digamos que o Blockchain está para os criptomoedas como a Internet está para as redes sociais. É o sistema responsável por validar e registar toda a informação relativa às transações realizadas através de criptomoedas ou, se preferir, através de moedas digitais (o exemplo mais conhecido é a Bitcoin).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório