Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Se perdeu a conta a créditos que tem em seu nome, pode consultá-los aqui

A informação sobre os créditos que estão em seu nome pode ser consultada no site do Banco de Portugal.

Se perdeu a conta a créditos que tem em seu nome, pode consultá-los aqui
Notícias ao Minuto

11:47 - 27/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Entre empréstimos para habitação, carro ou cartões de crédito é normal que um consumidor se perca no meio de tantos créditos. Por isso, e para ajudar as instituições financeiras na hora de ceder um crédito, o Banco de Portugal reuniu essa informação e está disponível no site do supervisor.

“A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é um sistema, gerido pelo Banco de Portugal, que se destina a centralizar e difundir a informação recebida das entidades participantes sobre o endividamento dos seus clientes decorrente de operações de crédito”, refere o supervisor num caderno sobre a iniciativa.

Para aceder a esta plataforma, deve clicar aqui ou aceder à página oficial do Banco de Portugal. Depois, deve clicar em ‘particulares’ e iniciar sessão com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou com o Cartão de Cidadão.

Deste modo, irá ser-lhe apresentado o ‘mapa de responsabilidades de crédito’, ou seja, todos os créditos que estão em seu nome com montante igual ou superior a 50 euros.

O supervisor esclarece que não se trata de uma ‘lista negra’, mas sim de uma central que reúne todas as informações prestadas pelas instituições bancárias sobre os créditos que lhe foram concedidos, independentemente de os créditos estarem em dia ou em atraso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório