Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vai trabalhar nos feriados de Páscoa? Conheça os seus direitos

Sabia que se for trabalhar num dia em que seja feriado obrigatório deve receber a remuneração desse dia em dobro? Mas há mais direitos que deve conhecer.

Vai trabalhar nos feriados de Páscoa? Conheça os seus direitos
Notícias ao Minuto

08:54 - 27/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Emprego

Um dia de feriado não é um dia normal e os trabalhadores devem saber disso, para poderem reivindicar aquilo a que têm direito. Nesta altura, aproximam-se dois feriados obrigatórios em território nacional, o da Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa, dias 30 de março e 1 de abril, respetivamente. 

De acordo com o Código do Trabalho, um trabalhador só está obrigado a trabalhar aos feriados se essa cláusula constar no contrato de trabalho.

Para além disso, a remuneração daquele dia, em particular, é recebida em dobro, o que significa que um feriado equivale a dois dias de trabalho. Por exemplo, se num dia normal o trabalhador ganha cinco euros por hora, naquele dia ganhará 10 euros por cada hora de trabalho.

“O trabalhador que presta trabalho normal em dia feriado em empresa não obrigada a suspender o funcionamento nesse dia tem direito a descanso compensatório de igual duração ou a acréscimo de 100 % da retribuição correspondente, cabendo a escolha ao empregador”, pode ler-se no Artigo 269.º do Código do Trabalho.

Porém, esta medida remuneratória apenas se aplica aos feriados obrigatórios, entre eles os dias 1 de janeiro, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa, 25 de abril, 1 de maio, 10 de junho, 15 de agosto, 8 e 25 de dezembro. Os restantes feriados, municipais e a terça-feira de Carnaval, não estão abrangidos pela regra, a não ser que o contrato de trabalho preveja o contrário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório