Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Altice Portugal "saúda o facto de a NOS ter recuado na sua posição"

A Altice Portugal saúda o "recuo" da NOS na sua posição sobre a compra da Media Capital pela dona da PT/Meo, ao afirmar que "havendo remédios até não é contra a operação", disse hoje fonte oficial da operadora.

Altice Portugal "saúda o facto de a NOS ter recuado na sua posição"
Notícias ao Minuto

17:06 - 24/03/18 por Lusa

Economia Altice

Em entrevista hoje ao Expresso, o presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, aponta que "há uma fraude com a qual os governos e a Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] têm pactuado", referindo-se à Fibrogal, uma empresa alegadamente associada à operadora de telecomunicações Altice.

Sobre a compra da Media Capital, dona da estação televisiva TVI, pela Altice, Miguel Almeida afirmou: "Quero acreditar que a operação não vai acontecer porque é muito negativa para os consumidores, para os cidadãos, e, no limite, para a democracia, uma vez que envolve a comunicação social".

"Se for aprovada, a nossa expectativa - absolutamente legítima atendendo às questões levantadas pela Autoridade da Concorrência - é que terá de ser com os remédios adequados para precaver os riscos identificados", acrescenta o presidente executivo da NOS.

Questionada pela Lusa sobre as declarações de Miguel Almeida, fonte oficial da Altice disse que "a empresa não irá reagir formalmente" à entrevista.

No entanto, indicou, no que respeita à Media Capital, "a Altice, tal como sempre disse, confia na decisão do regulador e saúda o facto de a NOS ter recuado na sua posição, dizendo que, havendo remédios, até não é contra a operação".

A mesma fonte criticou o facto de a NOS não abordar temas com a qual a operadora se debate, "como a estrutura acionista, transparecendo claramente não estar à vontade com o que pode suceder no futuro".

"Parece ter vergonha de assumir que estão na imprensa há muitos anos [através do Público], com um diário de referência em Portugal, e que o seu acionista estrangeiro [empresária angolana Isabel dos Santos] tem forte presença e influência nos media portugueses e angolanos", acrescentou.

Relativamente à acusação de fraude na atuação de uma participada, a Altice "escusa-se a comentar o tema, afirmando, contudo, considerar irresponsável e preocupante o ataque grave e gratuito ao Governo português e ao próprio regulador".

A empresa Fibroglobal é dona de redes rurais no centro do país, onde decorreram incêndios no ano passado.

"Grande parte destes locais é servida pela rede da Fibroglobal, que foi paga com dinheiros públicos e está a ser usada de forma privada, o que constitui uma fraude", refere Miguel Almeida na entrevista, referindo estarem em causa clientes cujos serviços estavam assentes da rede de cobre do incumbente (PT).

O que o incumbente faz, sublinha o presidente da NOS, é propor aos clientes a migração para serviços de fibra, com serviços adicionais.

"Não é já só voz fixa, tentam também vender televisão. Podem dar-se ao luxo de o fazer porque não há concorrência. Usam uma rede que foi paga por dinheiros públicos [fundos europeus de 30 milhões de euros] em seu benefício próprio, o que é uma fraude com a qual sucessivos governos, não apenas o atual, e sucessivas administrações da Anacom, não apenas a atual, têm pactuado, com o seu silêncio e a sua inação", afirma Miguel Almeida.

Fonte oficial da Altice Portugal desvaloriza a entrevista de Miguel Almeida, salientando que tal "indicia a necessidade de 'fazer prova de vida'".

A fonte disse estranhar que a NOS, "recebendo do Estado e, portanto, dos contribuintes, quase 10 milhões de euros pelo contrato de serviço universal, apenas tenha responsabilidade por dois ou três clientes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório