Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Sindicatos partem para protestos se bancos mantiverem aumentos salariais

O presidente do Sindicato dos Bancários do Norte disse hoje à Lusa que os trabalhadores poderão avançar para manifestações, caso os bancos não melhorem a sua proposta de aumento salarial, considerando "inaceitáveis" os 0,4% propostos.

Sindicatos partem para protestos se bancos mantiverem aumentos salariais
Notícias ao Minuto

17:25 - 23/03/18 por Lusa

Economia Febase

Esta semana voltou a haver reunião entre os representantes dos bancos e da Febase - Federação Sindical do Setor Bancário, ligada à UGT, sobre a tabela salarial dos bancários.

Num comunicado publicado no seu 'site' na Internet, a Febase diz que os bancos se mantiveram "inflexíveis na sua proposta de 0,4% de aumento", avisando que poderá "recorrer a outras ações se a intransigência continuar".

Questionado pela Lusa sobre a que ações se refere, o presidente do Sindicato dos Bancários do Norte disse que os trabalhadores estão dispostos a ir para a rua manifestarem-se.

"É tempo de os bancários começarem a ponderar ações de luta face a esta intransigência da banca", afirmou Mário Mourão.

O dirigente sindical disse ainda que, na reunião desta semana, os sindicatos deram a indicação de que abandonarão as negociações se a posição da banca se mantiver, e que então o grupo negociador dos bancos se comprometeu a falar com os bancos para avaliar a possibilidade de a proposta ser melhorada.

Os sindicatos ligados à UGT pedem aumentos salariais de 3%, justificados com a inflação e os ganhos da economia, considerando que os bancos também têm beneficiado do melhor ambiente macroeconómico "como se comprova nos sinais de grande recuperação que têm vindo a dar, percetíveis nos resultados apresentados".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório