Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Aplicação móvel das Finanças é muito limitada, aponta a DECO

A nova aplicação do Fisco facilita o pagamento dos impostos, reduzindo a possibilidade de os contribuintes serem multados. Porém, a DECO considera que a app deveria integrar um conjunto de outras funcionalidades.

Aplicação móvel das Finanças é muito limitada, aponta a DECO
Notícias ao Minuto

08:45 - 23/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

A Autoridade Tributária (AT) disponibilizou, no início do mês, uma app que facilita o pagamento de impostos e, com isso, o contribuinte poupa dinheiro em multas. No entanto, a Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) revela que essa mesma app é “muito limitada nas funcionalidades”

Na altura em que a app ‘Situação Fiscal’ foi lançada o Notícias ao Minuto testou as funcionalidades, que pode consultar neste artigo

“Como a app é muito limitada em termos de funcionalidades, é muito simples de utilizar, mas tem algumas falhas”, revela a DECO numa nota. Apesar de tudo, a Associação testou a segurança da app e concluiu que “nas análises às aplicações para Android e iOS não foi detetado nenhum problema”, acrescentando que “os dados dos utilizadores também estão protegidos”.

Assim sendo, a DECO aponta um conjunto de funcionalidades que a app deveria integrar, destacando-se, por exemplo, a entrega do IRS que este ano terá que ser entregue eletronicamente.

“Na nossa opinião, a AT deveria procurar integrar outras funcionalidades que são disponibilizadas no próprio Portal das Finanças ou noutras apps (por exemplo, IRS 2016 e Fatura da Sorte). A entrega do IRS, que este ano se faz apenas por via eletrónica, também deveria estar prevista nesta aplicação. Outra mais-valia seria a possibilidade de validar as faturas no site e-fatura a partir do telemóvel”, nota a instituição. 

Recorde-se que no mercado há uma outra app que permite a validação das faturas, mas não é oficial e acede a dados privados

O objetivo do Fisco passa por poupar dinheiro aos contribuintes em multas, mas ao que parece não serão os únicos a poupar. Segundo a DECO, a AT estima “poupar 2,9 milhões em custos administrativos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório