Confiança empresarial na economia alemã recua em março

O índice de confiança empresarial na economia alemã recuou para 114,7 pontos em março, contra 115,4 em fevereiro, devido à ameaça de um conflito aduaneiro com os Estados Unidos, informou hoje o Instituto de Investigação Económica germânico (Ifo).

Notícia

© iStock

Lusa
22/03/2018 11:13 ‧ 22/03/2018 por Lusa

Economia

Ifo

 

As expectativas para os próximos meses também pioraram e as empresas mostraram-se este mês menos confiantes em relação à situação do seu negócio, embora este indicador se mantenha num nível elevado, segundo o inquérito realizado pelo instituto.

Em março, as expectativas das empresas situaram-se nos 104,4 pontos, face aos 105,4 pontos do mês anterior.

No setor transformador, a confiança das empresas diminuiu significativamente devido à queda das perspetivas sobre o futuro a curto prazo.

Já no comércio grossista, o índice de confiança manteve-se no mesmo nível de fevereiro, com as empresas a valorizarem mais a situação atual, embora tenha caído o otimismo face aos próximos seis meses.

No comércio a retalho, a confiança diminuiu consideravelmente e a avaliação das empresas sobre a situação desceu para o nível mais baixo desde fevereiro de 2017.

O índice de confiança empresarial recolhe informações mensais de cerca de 7.000 empresas alemãs dos setores da indústria transformadora, construção e do comércio retalhista e grossista.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas