Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Acionista da SAG Gest votam em 12 de abril saída da empresa de bolsa

Os acionistas da SAG Gest votam em 12 de abril a saída de bolsa da empresa, justificada pelo Conselho de Administração com a "clara concentração do capital social" no presidente, João Pereira Coutinho.

Acionista da SAG Gest votam em 12 de abril saída da empresa de bolsa
Notícias ao Minuto

11:04 - 22/03/18 por Lusa

Economia Conselho

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Conselho de Administração da SAG Gest -- Soluções Automóveis Globais propõe que os acionistas deliberem, em assembleia geral extraordinária, a perda da qualidade de sociedade aberta da empresa, fundamentando esta pretensão na "clara concentração do capital social da SAG e dos respetivos direitos de voto" em Pereira Coutinho.

"O Dr. João Manuel de Quevedo Pereira Coutinho é hoje titular, direta e indiretamente, de 80,08% do capital social da SAG, sendo-lhe imputados, nos termos do artigo 20. ° do Código dos Valores Mobiliários, 88,86% dos direitos de voto da SAG, atenta a carteira de ações próprias da sociedade", lê-se no comunicado.

Segundo refere, desta "concentração resulta uma reduzida dispersão do capital da SAG, ascendendo atualmente o 'free float' [ações em negociação no mercado] a 10,04% do capital social" da empresa, o que se traduz num "aparente afastamento dos acionistas minoritários da vida societária e institucional da SAG".

Como exemplos desse "afastamento", o Conselho de Administração da SAG - dona da Sociedade Importadora de Veículos Automóveis (SIVA), que importa as marcas Audi, Skoda e Volkswagen - aponta a "escassa comparência dos acionistas minoritários" nas assembleias gerais e o "esporádico" contacto de acionistas com a sociedade, "designadamente através do Gabinete de Apoio ao Investidor".

"Tomando em consideração o exposto, entende o Conselho de Administração ser do interesse da sociedade e dos acionistas que a sociedade proceda à exclusão da negociação das suas ações do mercado regulamentado, por via da perda da qualidade de sociedade aberta", que detinha desde 16 de julho de 1998, conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório