Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Arrendar em Lisboa é seis vezes mais caro do que no município mais barato

Em 2017, foram realizados mais de 80 mil contratos de arrendamento, mais de metade em Lisboa e no Porto.

Arrendar em Lisboa é seis vezes mais caro do que no município mais barato
Notícias ao Minuto

09:10 - 22/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou o relatório sobre as estatísticas de renda da habitação a nível local e que permitiu concluir que o valor mediano das rendas de alojamentos familiares se fixou em 4,39 euros por metro quadrado em 2017.

Ora, se por um lado o município de Lisboa é o mais caro para arrendar, o de Belmonte é o mais barato e a diferença é bastante significativa. No primeiro caso, o preço médio do metro quadrado e é de 9,62 euros, ao passo que no município de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, o preço médio do metro quadrado é de pouco mais do que um euro.

Contas feitas, significa que em Lisboa é cerca de 6,4 vezes mais caro arrendar casa do que naquele município do Interior. 

Notícias ao MinutoValor mediano das rendas por metro quadrado.© Reprodução relatório do INE sobre 'Estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local

Em Lisboa, os preços são elevados e é cada vez mais difícil arrendar casa. Se ainda assim tenciona arranjar casa na capital, saiba que as freguesias do Parque das Nações e da Misericórdia registam os valores mais elevados. Por outro lado, a freguesia de Santa Clara apresentou o valor de rendas mais baixo.

Notícias ao MinutoA freguesia de Santa Clara é a mais barata para arrendar casa em Lisboa.© Reprodução relatório do INE sobre 'Estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local'

No Porto, a realidade não é diferente, mas ainda assim o preço médio do metro quadrado ronda os 6,77 euros, menos 2,85 euros do que em Lisboa. A União das freguesias Lordelo do Ouro e Massarelos e a União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde registaram os valores mais elevados de novos contratos de arrendamento. Já a freguesia de Campanhã é a mais barata.

Notícias ao MinutoNo Porto, a freguesia de Campanhã é a mais barata para arrendar casa.© Reprodução relatório do INE sobre 'Estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local'

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório