Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Facebook está 'sob fogo'. Perdeu 55 mil milhões em dois dias

O escândalo de dados em que está envolvida a Facebook já a levou a perder cerca de 55 mil milhões de dólares em valor de mercado, de acordo com a agência Reuters.

Facebook está 'sob fogo'. Perdeu 55 mil milhões em dois dias
Notícias ao Minuto

09:19 - 21/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Mercado

Os investidores estão a reagir negativamente às acusações de que a Facebook tem sido alvo nos útlimos dias sobre o 'roubo de dados'. De acordo com a agência Reuters, o valor de mercado da Facebook perdeu 55 mil milhões de dólares (aproximadamente 45 mil milhões de euros) em apenas dois dias.

Este sentimento está também a estender-se a outras empresas do setor, como à Twitter, devido ao 'medo' que estejam a caminho repressões pelo Governo e que possam restringir a recolha de dados, o que alimentou o crescimento das receitas do setor nos últimos tempos. 

Em causa está a descoberta que a empresa de análise de dados britânica Cambridge Analytica se apropriou indevidamente de dados pertencentes a 50 milhões de utilizadores. Estes dados foram posteriormente transformados em perfis psicológicos para serem usados nas eleições presidenciais dos EUA, mais precisamente na campanha de Donald Trump.

No seguimento destas notícias, a Cambridge Analytica, anunciou na terça-feira a suspensão do presidente. Alexander Nix está suspenso com "efeito imediato na expectativa de uma investigação completa e independente", escreveu a administração da Cambridge Analytica, em comunicado.

Em resposta, a Facebook declarou-se "escandalizada por ter sido enganada" com o uso da informação pessoal dos seus utilizadores pela Cambridge Analytica e assegurou que "compreende a gravidade do problema".

A Comissão Federal do Comércio, dos EUA, abriu uma investigação à Facebook que poderá implicar uma multa milionária, perante as suspeitas de facilitar informação a uma empresa ligada a Donald Trump.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório