Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Ministros do G20 receiam que tensão prejudique crescimento mundial

Os ministros das Finanças do G20 disseram hoje recear que as "tensões económicas" possam prejudicar o crescimento mundial, numa altura em que pairam os riscos de uma guerra comercial.

Ministros do G20 receiam que tensão prejudique crescimento mundial
Notícias ao Minuto

19:04 - 20/03/18 por Lusa

Economia Finanças

"Falámos dos principais riscos para as perspetivas (de crescimento), incluindo as vulnerabilidades que podem surgir com um ajustamento mais rápido das condições financeiras e das tensões económicas e geopolíticas", afirmaram os responsáveis do G20 no comunicado final após uma reunião de dois dias em Buenos Aires.

O texto foi aprovado depois de os Estados Unidos terem anunciado a imposição de taxas às importações de aço (25%) e de alumínio (10%).

No meio da tensão, em particular entre Estados Unidos e China, o G20 Finanças lembrou que a solução passa pelo multilateralismo.

"Sentimos vontade da parte dos americanos em reduzirem a tensão", explicaram fontes citadas pela AFP, após uma reunião na segunda-feira entre o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, à margem da reunião.

Os europeus querem dos Estados Unidos isenções de tarifas, lembrando que são aliados e não estão na origem do problema, ao contrário da China, com uma produção abundante de aço.

"A União Europeia não quer uma escalada comercial, não quer uma guerra comercial, mas está pronta para reagir, apesar de preferir a opção do diálogo", disse à AFP o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici. "As nossas medidas de resposta estão prontas", advertiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório