Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Confiança dos investidores na Alemanha recua para 5,1 pontos

A confiança dos investidores na Alemanha recuou significativamente para 5,1 pontos em março, face a abril (17,8 pontos), devido à preocupação com a guerra comercial com os Estados Unidos, indicou hoje o Instituto de Investigação Económica Europeu (ZEW).

Confiança dos investidores na Alemanha recua para 5,1 pontos
Notícias ao Minuto

12:04 - 20/03/18 por Lusa

Economia Março

A manutenção de um euro "demasiado fortalecido" em relação ao dólar norte-americano também influenciou o índice de confiança dos investidores na Alemanha no mês de março, refere ainda o instituto em comunicado.

O índice ZWE, que mede a confiança dos investidores na Alemanha, caiu 12,7 pontos percentuais em março, na comparação com o mês de fevereiro.

O número de analistas que esperavam uma deterioração das condições económicas nos próximos seis meses subiu de 7,2% para 12,9%, refere o instituto alemão.

O presidente do ZEW, Achim Wambach, explicou que "a preocupação com a guerra comercial com os Estados Unidos" e o facto de o euro estar "demasiado fortalecido podem vir a prejudicar as exportações alemãs", o que faz com que os analistas olhem para o futuro com maior cautela.

"As perspetivas, apesar de tudo, continuam a ser positivas o que tem a ver a boa saúde da economia alemã", salientou o diretor-geral do ZEW.

Já a apreciação da conjuntura atual na Alemanha caiu ligeiramente (1,6 pontos percentuais) em março, para 90,7 pontos.

A preocupação com a guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos pressionou também as perspetivas para a zona euro.

O índice de confiança dos investidores na área do euro, medido pelo ZEW, caiu também 12,7 pontos percentuais para 5,1 pontos, enquanto a apreciação da conjuntura atual recuou 1,5 pontos percentuais para 56,2 pontos.

No inquérito realizado pelo instituto ZEW, entre 05 e 19 de março, participaram 220 analistas e investidores institucionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório