Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Porto de Lisboa quer esgotar capacidade com 1,8 milhões passageiros

O Porto de Lisboa estima que o futuro terminal de cruzeiros de Santa Apolónia poderá esgotar a sua capacidade em 30 anos, recebendo 1,8 milhões de passageiros, mais do triplo da afluência atual, disse à Lusa a administradora Andreia Ventura.

Porto de Lisboa quer esgotar capacidade com 1,8 milhões passageiros
Notícias ao Minuto

13:16 - 11/08/13 por Lusa

Economia Cruzeiro

O objetivo da Administração do Porto de Lisboa (APL) é mais que triplicar o número de passageiros de cruzeiros: dos atuais 560 mil, estimados para este ano, para 1,8 milhões de pessoas/ano, a capacidade máxima do futuro terminal de Santa Apolónia.

"Temos a ideia de duplicar o número de passageiros com relativa proximidade, no espaço de dez anos. Queremos esgotar a capacidade do próprio terminal", algo que a APL estima que venha a acontecer ao longo do período de concessão do espaço (entre 20 a 35 anos), referiu a responsável.

O futuro terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, cuja construção deverá arrancar no princípio do próximo ano, vai reforçar a capacidade de Lisboa para acolher navios de cruzeiro.

O Porto de Lisboa tem falta de espaço físico para a colocação das malas dos passageiros, o que impossibilita a realização de mais "turnarounds", ou seja, cruzeiros com Lisboa como porto de partida ou de desembarque. Atualmente, cerca de 90% das escalas são apenas de passagem pela cidade, ou seja, os navios chegam de manhã e saem ao final do dia.

Segundo um estudo do Observatório de Turismo de Lisboa realizado no ano passado, o impacto económico na capital foi superior a 66 milhões de euros.

Cada passageiro despende em média, num dia de visita à cidade, 118,39 euros em compras, alimentação, visitas a museus e transportes públicos. No caso dos navios "turnaround", a despesa duplica, porque muitos pernoitam em Lisboa.

Os tripulantes gastam 21,10 euros, a maioria em artigos de farmácia. Só em 2012 passaram na capital mais de 211 mil tripulantes.

A construção e concessão do terminal está orçada em 22 milhões de euros e a adjudicação deverá ocorrer em dezembro, para no mês seguinte arrancar a obra, que deverá demorar entre 12 a 15 meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório