Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mais de mil ofertas de empregos em feira promovida por politécnico

Mais de mil ofertas de trabalho vão ser disponibilizadas durante a feira do emprego que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai promover nos dias 11 e 12 de abril, naquela cidade, anunciou hoje a organização.

Mais de mil ofertas de empregos em feira promovida por politécnico
Notícias ao Minuto

15:43 - 19/03/18 por Lusa

Economia Viana do Castelo

Em comunicado hoje enviado, o IPVC adiantou que "uma centena de empresas e mais de um milhar de ofertas de emprego vão estar disponíveis na feira de emprego", sendo que as "empresas parceiras do evento vão estar presentes não só para recrutamento, mas também para se darem a conhecer e para ministrar formação prática sobre as competências que os novos profissionais devem adquirir".

A feira do emprego integra-se no programa da segunda edição da Cimeira IPVC que pretende "promover a educação, emprego e a investigação".

De acordo com as estimativas do politécnico, durante os dois dias da iniciativa, "são esperados mais de 10.000 participantes ativos, desde antigos a atuais estudantes da instituição, estudantes de escolas secundárias e profissionais, professores, famílias, entidades empregadoras e representantes de instituições públicas e privadas da região".

Com cerca de cinco mil alunos o IPVC tem seis escolas, de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer, ministrando 24 licenciaturas, 38 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além de Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima, Valença e Melgaço.

O evento de 'networking' "irá proporcionar a todos - alunos, professores, empresas e famílias - a possibilidade de troca de experiências, de saberes, de horizontes, o contacto com as empresas e a apresentação de projetos".

Na edição 2018 daquela cimeira serão apresentados diversos projetos do IPVC, entre eles, o Mecenato Social que pretende "reunir pelo menos 200 empresas num total de 300 mil euros em bolsas de estudo".

"O IPVC lançou o desafio a várias empresas parceiras para que apadrinhem os estudantes ao longo de toda a sua formação", refere a nota, adiantando que o objetivo é "evitar que os estudantes abandonem os seus estudos e/ou não se candidatem ao ensino superior por dificuldades financeiras".

"As empresas serão mentoras dos estudantes ao longo de todo o seu percurso académico e incentivando ao desenvolvimento de outras competências transversais que podem, inclusive, passar por formação em contexto de trabalho nas empresas", especificou.

O Ativar será outro dos projetos que será apresentado naquela cimeira e que pretende "reforçar a ligação entre o IPVC e o tecido empresarial da região Minho e Lima".

Aquele projeto visa "potenciar a investigação e transferência de conhecimento e tecnologia, assim como impulsionar projetos mutuamente benéficos que sejam âncoras e alavanquem práticas de relacionamento óbvio e recorrente entre a academia e as empresas, ativando a multiplicação de iniciativas de cooperação".

O Ativar tem ainda como objetivo "apoiar o empreendedorismo 'start-up' ou corporativo, através das competências no domínio da gestão e estratégia empresarial e a dinâmica de criação de ideias inovadoras".

Promover a mobilidade suave ou mobilidade não-motorizada, assente na utilização da bicicleta, é o objetivo do projeto Bira-IPVC, integrado no U-Bike Portugal.

Segundo o IPVC, "40 bicicletas convencionais e 160 bicicletas elétricas vão ser cedidas a toda a comunidade académica, através de um regime gratuito e de longa-duração, de forma a contribuir para a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte, assim como à promoção da eficiência energética e da racionalização dos consumos".

Outra das apostas do politécnico é o projeto Vale a Pena Estudar que vai contar, durante a cimeira, com o testemunho do artista Diogo Piçarra. O cantor "falará do seu caso e da importância da formação académica na sua vida e em todo o seu percurso".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório