Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Preços na produção industrial recuperam ligeiramente em fevereiro

Os preços na produção industrial tiveram um aumento homólogo de 1,4% em fevereiro, recuperando face aos 1,2% verificados em janeiro, o crescimento mais baixo desde dezembro de 2016, segundo divulgou hoje o INE.

Preços na produção industrial recuperam ligeiramente em fevereiro
Notícias ao Minuto

12:26 - 19/03/18 por Lusa

Economia INE

Em janeiro, os preços na produção industrial tiveram um aumento homólogo de 1,2%, contra 2,2% em dezembro, sendo o menor crescimento dos 13 meses anteriores, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Hoje, o INE dá conta de que o agrupamento de bens intermédios apresentou o contributo mais influente para a variação do índice agregado, 1,3 pontos percentuais, em resultado da taxa de variação de 4% (3,9% no mês precedente).

Excluindo o agrupamento de energia, o aumento do índice em janeiro passado foi maior, de 1,6%, mas abaixo da variação homóloga de 1,8% no mês precedente.

A secção das indústrias transformadoras deu o "contributo mais expressivo" para a variação homóloga do índice total (1,3 pontos percentuais), associado a uma taxa de variação de 1,5% (1,6% em janeiro), de acordo com o INE.

Em termos mensais, o índice de preços na produção industrial cresceu 0,1% (-0,1% em fevereiro de 2017), uma taxa inferior em 0,9 pontos percentuais à observada em janeiro.

O índice do agrupamento de bens intermédios registou uma variação mensal de 0,5% (0,4% em igual mês do ano anterior), da qual resultou um contributo de 0,2 pontos percentuais para a variação agregada.

A variação mensal do índice da secção das indústrias transformadoras foi 0,3% (0,4% em fevereiro de 2017), originando um contributo de 0,2 pontos percentuais para a variação do índice total.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório