Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Paris e Berlim vão trabalhar em propostas comuns para reformar zona euro

Os ministros das Finanças de França e da Alemanha afirmaram hoje que querem estabelecer "um roteiro" comum sobre a reforma da zona euro antes da cimeira da União Europeia (UE) de junho.

Paris e Berlim vão trabalhar em propostas comuns para reformar zona euro
Notícias ao Minuto

17:10 - 16/03/18 por Lusa

Economia Encontro

"Estamos prontos para alcançar acordos", apesar das "dificuldades técnicas que permanecem", declarou o ministro francês, Bruno Le Maire, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo alemão, Olaf Scholz, em Paris.

"O objetivo é conseguir um roteiro global franco-alemão para a zona euro antes do Conselho Europeu de junho próximo", acrescentou.

O responsável alemão afirmou que o objetivo é "reformar a zona euro" em muitos aspetos, indicando em particular a união bancária e a convergência na fiscalidade.

Estes pontos vão ser objeto de uma análise de peritos antes de serem lançadas propostas comuns.

Le Maire reconheceu que "há dificuldades técnicas pendentes" relacionadas com os interesses diferentes de cada país e afirmou que "seria irresponsável minimizar essas dificuldades e não as abordar seriamente".

Questionado sobre as propostas de reforma avançadas pelo presidente francês, Emmanuel Macron, Olaf Schoz saudou essas iniciativas. "É um bom sinal para a Europa", declarou, acrescentando que a Alemanha quer responder a esse sinal.

Paris tem vindo a defender uma série de reformas ao nível da União Europeia, que incluem, por exemplo, um ministro das Finanças e um orçamento comum para a zona euro, mas essas propostas suscitam reservas do lado alemão, o mesmo tendo acontecido com outros países europeus.

Numa altura em que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que vai taxar as importações de aço e de alumínio, os dois ministros manifestaram-se contra o protecionismo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório