Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Expo 98 "inspirou" revitalização da cidade de Lisboa

Um grupo de especialistas considerou hoje que a Expo 98 serviu de "inspiração" para a reabilitação de outras áreas da cidade de Lisboa, nomeadamente da Baixa, mas admitiram que alguns equipamentos construídos para a exposição foram subaproveitados.

Expo 98 "inspirou" revitalização da cidade de Lisboa
Notícias ao Minuto

23:58 - 15/03/18 por Lusa

Economia Especialista

Os 20 anos da realização da Exposição Mundial de 1998 (Expo 98), que se realizou na atual zona do Parque das Nações, em Lisboa, serviu de mote para a realização de uma conferência, que decorreu esta noite no Picoas Plaza e juntou um painel composto por dois engenheiros, um arquiteto e uma geógrafa, que estiveram envolvidos na preparação deste evento.

Uma conclusão unânime foi de que a Expo 98 "foi um sucesso", uma vez que conseguiu "revitalizar uma zona totalmente degradada e torná-la das mais atrativas da cidade de Lisboa".

"Estamos a falar de uma zona que estava totalmente abandonada e marginalizada. A realização desta exposição não só deu a conhecer um território que era totalmente desconhecido, como o tornou numa referência", sublinhou a geografa Teresa Barata Salgueiro.

Na sua intervenção, a docente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) considerou mesmo que o sucesso obtido na revitalização de parte da zona oriental "contagiou e inspirou" futuras intervenções noutros pontos da cidade, nomeadamente nas zonas da Praça do Comércio e do Cais do Sodré.

"Hoje estamos a assistir a uma recentralização, mas também a uma valorização maior do espaço público. Sempre fomos um país de Sol, mas não tínhamos passeios largos, zonas de fruição, de contacto com o rio. Hoje vemos que há essa preocupação", apontou.

Por outro lado, os especialistas reconheceram que a Expo 98 foi "uma oportunidade única que o país dispós para recuperar parte da zona oriental de Lisboa", admitindo, contudo, que existe um subaproveitamento de algumas infraestruturas, nomeadamente do Pavilhão Atlântico (Altice Arena), do Pavilhão de Portugal e do Parque Urbano do Cabeço das Rolas.

A revitalização da restante zona Oriental, nomeadamente entre a Marina do Parque das Nações e a estação de Santa Apolónia foi outra das medidas defendidas pelos oradores, ressalvando, contudo, que tal estará dependente da concretização de outros projetos, como a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo.

A 'Expo 98', cujo o tema foi "Os oceanos: um património para o futuro", realizou-se entre 22 de maio e 30 de setembro de 1998, tendo como propósito assinalar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório