Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Pessoas têm mais dinheiro, mas serviços públicos estão degradados"

Manuela Ferreira Leite mostrou-se, esta quinta-feira, preocupada com estado de degradação que os serviços públicos apresentam e também receosa quanto às “duas velocidades” a que o país está a caminhar.

"Pessoas têm mais dinheiro, mas serviços públicos estão degradados"
Notícias ao Minuto

23:46 - 15/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Ferreira Leite

"Não há dúvida de que a situação económica tem melhorado". Quem o diz é Manuela Ferreira Leite no seu comentário semanal na TVI24 que, pese embora o reconhecimento, também diz que o país se está a “degradar de uma forma muito visível”.

A comentadora explica que esta degradação diz respeito aos serviços que o Estado presta ao cidadão. “As pessoas têm mais dinheiro no bolso – e é bem-vindo – mas os serviços que o Estado presta estão numa enorme degradação”, aponta.

E os exemplos são vários. Desde o setor da Saúde, que “os próprios responsáveis dizem que em alguns casos está à beira da falência”, passando pela Educação, que tem uma “parte muito significativa de escolas que está em situação de degradação física que é inaceitável”, e ainda pelas ferrovias, as pontes e o património.

Aplicada a política de devolução de rendimentos, que “deu os seus resultados e está feita”, não resta muito mais onde se possa mexer e, por isso, Manuela Ferreira Leite considera que “estamos a construir um país a duas velocidades”.

Por um lado, explica, há pessoas que não precisam de recorrer ao Sistema Nacional de Saúde, porque têm como recorrer aos serviços privados, mas pelo outro lado há quem não tenha essa possibilidade e o mesmo, sublinha, se aplica à Educação.

Nesta senda, a antiga ministra das Finanças aponta que a falta de manutenção de tudo o que é património do Estado vai representar, no futuro, uma “despesa muito superior àquela que seria feita se houvesse manutenção”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório