Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

DECO revela supermercado mais barato. Saiba quanto permite poupar

O Jumbo, supermercado do grupo Auchan, voltou a afirmar-se no primeiro lugar do ranking da DECO como o supermercado mais barato. Em segundo lugar está o Continente, da Sonae, e em terceiro o Pingo Doce, da Jerónimo Martins.

DECO revela supermercado mais barato. Saiba quanto permite poupar
Notícias ao Minuto

08:45 - 13/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Compra

A Associação para a Defesa do Consumidor divulgou, esta terça-feira, um estudo sobre os supermercados que operam em território naciona, revelando que o Jumbo voltou a ser distinguido como o supermercado com os preços mais baixos, à semelhança do que aconteceu em junho de 2017, tanto nas lojas físicas como online.

De acordo com o estudo da DECO, que analisou os preços entre setembro e novembro de 2017 para o mesmo cabaz de produtos, em segundo lugar ficou o Continente e o Continente Modelo, que têm uma média de preços 2% mais cara do que o Jumbo. Em terceiro lugar está o Pingo Doce que subiu um lugar na tabela aproximando-se assim das cadeias dos grupos Auchan e Sonae. 

Sobre os preços praticados pelo Jumbo, a DECO considera que "para uma família que gasta 150 euros por mês nas grandes superfícies comerciais, a poupança pode chegar aos 250 euros por ano", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Porém, a DECO deixa a ressalva de que o facto de o Jumbo ser considerado o supermercado mais barato a nível nacional não significa que seja o mais barato de determinada região. A esse propósito, a Associação para a Defesa do Consumidor recomenda a utilização do simulador que permite descobrir onde são os preços mais baixos numa região - pode aceder ao simulador aqui.

Esta é a lista, ordenada pela DECO, dos supermercados com os preços mais baixos: 

  • Jumbo
  • Continente Modelo
  • Continente
  • Pingo Doce
  • Intermarché
  • LIDL
  • Minipreço

Para construir o ranking das cadeias mais baratas em Portugal, a DECO analisou as que figuram em, pelo menos, 10 distritos. Porém, não são considerados descontos em cartão, nem promoções condicionadas, que obriguem à aquisição de outros produtos para beneficiar do desconto.

Nas ilhas, a história é outra

Nas ilhas há uma alteração nos primeiros lugares. O Pingo Doce lidera atualmente o ranking das cadeias de supermercados mais baratos no Funchal, na ilha da Madeira. Em segundo lugar está o Continente Modelo, com preços médios 1% mais caros do que os do Pingo Doce para o mesmo cabaz de produtos.

Já nos Açores, o Continente Modelo mantém o primeiro lugar do ranking em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. No entanto, na ilha Terceira, a liderança é partilhada com os supermercados Guarita e em Ponta Delgada o Solmar encurta a distância.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório