Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

S&P revê rating de Portugal na sexta-feira. O que se pode esperar?

No final desta semana acontecerá a primeira avaliação por parte de uma agência de rating à notação financeira de Portugal. Depois, seguir-se-á a Moody's, mais para o final do mês, que é a única que ainda classifica Portugal em 'lixo'.

S&P revê rating de Portugal na sexta-feira. O que se pode esperar?
Notícias ao Minuto

10:35 - 12/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Dívidas

A Standard & Poor´s (S&P) tem agendada uma nova avaliação à notação financeira de Portugal para sexta-feira, naquela que será a primeira avaliação por parte de uma agência de rating em 2018. 

Em setembro do ano passado, ninguém adivinhava que a S&P iria subir o rating da dívida pública portuguesa para BBB-, retirando o país do nível especulativo, também conhecido como ‘lixo’. A par desta decisão, a agência atribuiu uma perspetiva ‘estável’, uma vez que considerava que os riscos estavam estabilizados.

Na altura, a agência de rating atribuiu a melhoria à evolução da economia e ao “progresso sólido” na consolidação orçamental. Desde então, já foram conhecidos dados económicos que confirmaram um crescimento de Portugal na ordem dos 2,7% em 2017.

A S&P foi a última das agências de rating a classificar a dívida portuguesa em ‘lixo’ após o resgate da troika, mas foi também a primeira a subir Portugal para nível de investimento, sem antes ter melhorado a perspetiva (outlook) associada ao rating, como normalmente acontece antes destes avaliações.

A única agência de rating que ainda classifica Portugal em ‘lixo’ é a Moody’s, que tem uma revisão agendada para o dia 20 de abril, pelo que os investidores vão focar-se nessa data para perceber se a agência se vai alinhar com as restantes.

A Fitch seguiu os passos à S&P e também subiu o rating da dívida portuguesa no final do ano passado, ao passo que a canadiana DBRS foi a única a manter Portugal em nível de investimento durante a crise, o que permitiu que o Banco Central Europeu (BCE) comprasse dívida portuguesa no âmbito do programa de compra de ativos.

Isto porque o BCE só compra dívida de países que estejam classificados em nível de investimento por pelo menos uma das quatro principais agências de rating: a DBRS, a S&P, a Fitch e a Moody's. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório