Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Com o turismo em alta, como está o emprego no setor da hotelaria?

Um relatório da AHRESP mostra que o emprego no setor acompanhou o ritmo de crescimento do turismo. Mas qual é o panorama?

Com o turismo em alta, como está o emprego no setor da hotelaria?
Notícias ao Minuto

12:28 - 09/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia AHRESP

Um relatório da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), baseado em dados do INE, mostra que o emprego no setor da restauração e bebidas aumentou 16,1% entre 2016 e 2017, o que se traduziu em mais de 35 mil novos postos de trabalho.

"O crescimento generalizado do emprego na restauração e bebidas confirma a relevância da estabilidade fiscal, com a reposição da taxa do IVA dos serviços de alimentação e bebidas, na taxa intermédia, a proporcionar o clima de confiança necessário para que as empresas tenham a capacidade de manter e gerar novo emprego, sustentando a contínua subida dos resultados do Turismo", afirma José Manuel Esteves, diretor-geral da AHRESP.

Mais homens ou mulheres? A análise dos dados permitiu concluir que os postos de trabalho neste setor são ocupados maioritariamente por mulheres, com uma representação de 57% do total da população empregada, o que equivale a 144,3 mil postos de trabalho, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

No que se refere a habilitações literárias, os grupos do ensino secundário, pós-secundário e superior, representam 35% do total das habilitações. As regiões do Centro e do Algarve são as que mais empregam nestes segmentos, com 40% e 41%, respetivamente.

O grupo etário com mais postos de trabalho encontra-se no intervalo de 45 e mais anos, com 104,6 mil postos de trabalho (41% do total), sendo que este grupo é o predominante em todas as regiões, com destaque para o Norte, onde representa 46% do total.

O vínculo laboral a tempo completo, com 217,8 mil postos de trabalho e uma representação de 86% do total, foi o mais utilizado em 2017. Acrescenta-se que, neste setor, predomina a população empregada por conta de outrem, que representou 73% do total em 2017, com 183,8 mil postos de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório