Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

China quer trabalhar para internacionalizar moeda

O Banco do Povo Chinês (banco central) afirmou hoje que a China quer colaborar com os principais mercados de capitais do mundo, visando a internacionalização da sua moeda, o renminbi.

China quer trabalhar para internacionalizar moeda
Notícias ao Minuto

06:39 - 09/03/18 por Lusa

Economia Câmbio

A China quer dar "novos usos" ao renminbi, afirmou ainda o governador do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, numa conferência de imprensa à margem da sessão anual do legislativo chinês.

A internacionalização do renminbi é uma prioridade para Pequim, que quer contrariar a hegemonia do dólar norte-americano e negociar na sua moeda recursos como petróleo e ferro, dos quais é o maior mercado mundial, e facilitar os investimentos chineses além-fronteiras.

Em 2016, o renminbi aderiu formalmente ao cabaz de moedas do Fundo Monetário Internacional (FMI), um instrumento criado pela instituição com a finalidade de permitir liquidez aos países membros.

Portugal poderá em breve tornar-se o primeiro país da zona do euro a emitir títulos denominados na moeda chinesa.

Zhou, que ocupa o mesmo cargo há 16 anos e deverá retirar-se nos próximos dias, disse ainda que a economia do país dependerá menos das injeções monetárias do banco central, no futuro, mas que isso não implica uma redução da liquidez disponível.

O responsável afirmou ainda que a instituição trabalhará no sentido de abrir a economia.

"Permitiremos que instituições financeiras estrangeiras se estabeleçam na China e que as instituições chinesas se convertam em instituições internacionais", disse.

O governador do banco central chinês garantiu ainda que foi alcançada uma estabilização no ritmo de crescimento da dívida do país e destacou o trabalho das autoridades para acabar com sistemas de financiamento ilegais, que funcionam à margem da regulação bancária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório