Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vai comprar um carro usado? Tenha atenção a isto

Há cada vez mais facilidade em comprar um carro em segunda mão, mas a DECO lembra que o comprador deve ter em atenção alguns aspetos. A associação pede também que haja mais fiscalização para este tipo de transações.

Vai comprar um carro usado? Tenha atenção a isto
Notícias ao Minuto

09:07 - 08/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia DECO

O facto de haver cada vez mais anúncios de venda de carros na Internet aliado à maior facilidade de acesso ao crédito exige mais cuidados na hora da compra e uma fiscalização mais apertada para este tipo de transações, lembra a delegação Norte da Associação para a Defesa do Consumidor.

Num comunicado enviado às redações, a DECO nota que tem assistido com preocupação à frequente falta de correspondência entre o vendedor anunciante nos anúncios online e o vendedor real.

O problema, segundo a associação, é que as vendas entre particulares não estão abrangidas pela garantia legal, contrariamente ao que acontece quando as mesmas são realizadas por um profissional do setor automóvel.

“Há denúncias de casos manifestamente ilegais em que se faz depender a vigência da garantia de um carro usado a determinados componentes, como é o caso do motor e caixa de velocidades. Outros exemplos de ilegalidades neste negócio de veículos a “bom preço” são a exclusão total da garantia ou a sua redução a apenas 6 meses”, explica a DECO.

A Associação acrescenta ainda que são conhecidos casos em que é transmitido ao consumidor que terá de pagar para beneficiar da garantia que a própria lei lhe confere, afastando-se o vendedor da sua responsabilidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório