Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

SAG GEST agravou prejuízos em 2017 para 9,8 milhões de euros

A SAG GEST -- Soluções Automóvel Globais agravou os prejuízos em 2017 face ao ano anterior, para 9,8 milhões de euros, segundo comunicado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

SAG GEST agravou prejuízos em 2017 para 9,8 milhões de euros
Notícias ao Minuto

21:37 - 06/03/18 por Lusa

Economia CMVM

Em 2016, a SAG tinha registado um prejuízo de 1,2 milhões de euros.

O resultado líquido consolidado da dona da SIVA (Sociedade Importadora de Veículos Automóveis) foi negativo em 9,8 milhões de euros, "valor que corresponde a um agravamento, não apenas em relação a 2016, mas também relativamente ao desempenho na primeira parte do ano de 2017", lê-se no documento.

Já o volume de negócios em 2017 registou uma redução de 2%, para 620,7 milhões de euros.

O total de viaturas novas comercializadas pela SIVA (30.171 unidades) caiu 4,3% no ano de 2017, com destaque para a redução de 1,4% (343 unidades) no volume associado às redes de concessionários e outros canais e a uma queda de 15,5% (999 unidades) no negócio de "Rent-a-Car".

O EBITDA foi 7,7 milhões de euros, menos 57,5% em relação ao ano anterior, sobretudo devido à deterioração das condições do negócio e redução na atividade, ao reforço de 2,8 milhões de euros de investimento em publicidade e campanhas comerciais de apoio às marcas representadas pela SIVA e também devido a um processo interno de reorganização que levou a um aumento de custos de 1,5 milhões de euros.

Segundo o comunicado, a dívida líquida atingiu no final do ano 125,2 milhões de euros, um aumento de 29,7 milhões face ao período homólogo. Este resultado deve-se às "necessidades acrescidas de fundo de maneio, em consequência das condições crescentemente agressivas na venda de veículos novos e usados".

"As condições de exploração, e os resultados foram, no final do ano de 2017, fortemente deteriorados pelas necessidades acrescidas de fundo de maneio, que não puderam ser integralmente financiadas pela banca comercial, daí resultando uma pressão adicional para a venda de 'stocks' em condições comercialmente menos vantajosas", lê-se do documento.

A empresa que importa as marcas Audi, Skoda e Volkswagen anunciou que o Conselho de Administração da SAG Gest "está a desenvolver, em conjunto com as marcas representadas da SIVA, um plano de reposicionamento do seu negócio, de forma a inverter a atual situação e a garantir a sustentabilidade deste grupo de empresas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório