Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Redução da garantia dos produtos penalizará portugueses, alerta a DECO

A Associação para a Defesa do Consumidor alerta que as medidas anunciadas pela Comissão Parlamentar do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores constituem um "claro retrocesso dos direitos dos consumidores”.

Redução da garantia dos produtos penalizará portugueses, alerta a DECO
Notícias ao Minuto

10:25 - 06/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia Compra

Os consumidores portugueses serão penalizados pela proposta comunitária de harmonização das garantias de equipamentos para 12 meses pela Comissão Parlamentar do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores, avisa a Associação para a Defesa do Consumidor (Deco). Em Portugal, o prazo para reclamação de um produto com defeito vai até dois anos após a compra.

De acordo com a DECO, a negociação tem como intervenientes principais o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, ainda sem a certeza de que as medidas vão ser adotadas. Para já não há um consenso sobre a harmonização, mas “em determinadas circunstâncias, o prazo pode vir a sofrer uma redução”.

Em Portugal, lembra a DECO, se o equipamento novo tiver algum defeito, o período de garantia atual é de dois anos após a compra.

“Se a redução relacionada com a questão da prova for aprovada, implicará uma redução dos direitos do consumidor português”, acrescenta a associação, destacando que “as medidas anunciadas constituem um claro retrocesso dos direitos dos consumidores”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório