Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Moçambique retira enchidos sul-africanos devido a surte do Listeriose

As autoridades sanitárias de Moçambique recomendaram hoje à população moçambicana que evite o consumo de carnes processadas como salsichas e outros enchidos produzidos por duas empresas sul-africanas, devido ao surto de Listeriose nesse país.

Moçambique retira enchidos sul-africanos devido a surte do Listeriose
Notícias ao Minuto

19:10 - 05/03/18 por Lusa

Economia Maputo

"O Ministério da Saúde vem por este meio comunicar que a República da África do Sul está a registar casos de Listeriose, tendo sido até ao momento notificados 948 casos e 180 óbitos", indicou a Direção Nacional de Saúde moçambicana em comunicado.

O governo moçambicano recorda que a bactéria "Listeria monocytogenes" foi identificada e isolada nos produtos provenientes de fábricas na África do Sul, produtoras de enchidos das marcas Enterprise e Rainbow Chicken Limited.

Dada a proximidade e as intensas relações comerciais" entre os dois países, e "como forma de evitar a introdução da doença" em Moçambique, o Ministério da Saúde moçambicano emitiu a recomendação de evitar o consumo e retirar da prateleira os produtos referidos.

"Evite o consumo de carnes processadas 'pronto a comer', tais como palone, russians, frankfurters, salsichas, e outras 'carnes frias' que não necessitam de cozedura antes do seu consumo", indica o ministério.

Também apela a que a população retire "imediatamente da prateleira os produtos acima referidos", efetuando em seguida "uma limpeza e higienização adequada".

O Ministério recomenda, como regra geral e a par das outras medidas, o consumo de água tratada, a lavagem das mãos antes e depois de manusear alimentos, cozinhar bem os alimentos e "não misturar alimentos crus com os cozidos para evitar a contaminação cruzada".

A listeriose é particularmente perigosa para grupos de alto risco como mulheres grávidas, bebés, idosos com mais de 65 anos e doentes crónicos com o sistema imunitário fraco.

A doença é infecciosa e é transmitida com maior frequência aos seres humanos através de alimentos contaminados.

A listeriose é uma infeção bacteriana provocada pelo bacilo "Listeria monocytogenes" e figura entre as zoonoses - doenças transmitidas de animais para humanos -- mais perigosas. Geralmente, causa febre, vómitos e diarreia e é tratada com antibióticos.

Os indivíduos mais suscetíveis, como idosos, recém-nascidos, mulheres grávidas ou pacientes com sistema imunitário enfraquecido, estão mais expostos às complicações, incluindo a meningites e septicemias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório