Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Transações suspeitas de branqueamento de capitais em Macau subiram 33%

O Gabinete de Informação Financeira (GIF) de Macau recebeu, em 2017, um total de 3.085 participações de transações suspeitas de branqueamento de capitais e/ou financiamento do terrorismo, mais 32,9% do que no ano passado.

Transações suspeitas de branqueamento de capitais em Macau subiram 33%
Notícias ao Minuto

07:22 - 05/03/18 por Lusa

Economia GIF

Dados publicados no site do GIF indicam que 135 participações foram enviadas para o Ministério Público de Macau para investigação posterior.

O jogo foi a atividade que deu origem a mais denúncias, 2.074, ou 67,2% do total, seguindo-se instituições financeiras e companhias de seguros, 746 ou 24,2%, e outras, 265 ou 8,6%.

Em 2016, tinham sido registadas 2.321 participações de transações suspeitas de branqueamento de capitais e/ou financiamento de terrorismo, traduzindo um aumento de 28,4% em relação a 2015.

"Houve um crescimento significativo no número de participações de transações suspeitas recebidas dos setores financeiros e do jogo, devido aos contínuos e crescentes programas de divulgação" do GIF, de acordo com o site da instituição.

Os setores referenciados, como os casinos, são obrigados a comunicar às autoridades qualquer transação igual ou superior a 500 mil patacas (52,2 mil euros).

No ano passado, o Governo de Macau reviu a lei contra o branqueamento de capitais e a de prevenção e repressão dos crimes de terrorismo e criou um regime de execução de congelamento de bens.

A 01 de novembro passado, entrou também em vigor a lei sobre o Controlo do Transporte Transfronteiriço de Numerário e de Instrumentos Negociáveis ao Portador, que obriga à declaração nas fronteiras do transporte de dinheiro ou instrumentos negociáveis ao portador no valor igual ou superior a 120.000 patacas (12.536 euros).

Este diploma veio responder a uma das 40 recomendações no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo emitidas pelo Grupo de Ação Financeira (GAFI).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório