Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fisco recebeu 3.300 pedidos de adesão ao novo regime de IVA Aduaneiro

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) recebeu cerca de 3.300 pedidos de adesão para aplicação do novo regime de IVA Aduaneiro, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

Fisco recebeu 3.300 pedidos de adesão ao novo regime de IVA Aduaneiro
Notícias ao Minuto

19:35 - 01/03/18 por Lusa

Economia Finanças

O regime de pagamento do IVA devido nas importações através da declaração periódica entrou hoje em vigor para todas as mercadorias importadas em Portugal.

A medida está prevista na Lei do Orçamento do Estado para 2017 e permite evitar a antecipação do pagamento do imposto (ou prestar uma garantia), nos casos em que o mesmo seria subsequentemente dedutível, e até eventualmente reembolsado pelo Estado, explica o Ministério de Mário Centeno.

A medida arrancou em 01 de setembro de 2017, num período transitório, inicialmente limitado a determinadas matérias-primas, tendo cerca de 500 operadores aderido ao regime. A partir de hoje, o novo regime é alargado a todas as importações.

"Implementa-se assim um regime de simplificação e de redução de custos de contexto, aliviando a tesouraria das empresas importadoras, eliminando o desfasamento temporal entre a obrigação de entrega do imposto nos cofres do Estado e o exercício do direito à dedução do mesmo imposto", lê-se no documento das Finanças.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório