Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Atividade industrial da China cai para ritmo mais lento em 19 meses

A atividade da indústria manufatureira da China abrandou em fevereiro para o ritmo mais lento dos últimos 19 meses, devido ao impacto sazonal do Ano Novo Lunar, cujas festividades duram uma semana, segundo dados hoje divulgados.

Atividade industrial da China cai para ritmo mais lento em 19 meses
Notícias ao Minuto

04:07 - 28/02/18 por Lusa

Economia Dados oficiais

Depois de em janeiro se ter fixado nos 51,3 pontos, o índice que mede a atividade nas fábricas, oficinas e minas da segunda maior economia mundial recuou este mês para 50,3 pontos.

No entanto, a atividade manufatureira da China continua a expandir-se, visto que quando se encontra acima dos 50 pontos, aquele índice sugere uma expansão do setor, enquanto abaixo dessa barreira pressupõe uma contração da atividade.

O índice é tido como um importante indicador mensal da economia chinesa, o principal motor da recuperação global após a crise financeira internacional de 2008.

Economistas alertam, no entanto, para o impacto sazonal do Ano Novo Lunar, que este ano se celebrou entre os dias 15 e 21 de fevereiro.

Durante a principal festa das famílias chinesas, que todos os anos calha em dias diferentes dos meses de janeiro ou fevereiro, centenas de milhões de trabalhadores chineses gozam uma semana de férias, levando as fábricas a suspender ou reduzir a produção naquele período.

"O período das festividades é tradicionalmente uma época fraca para os negócios. As empresas por norma interrompem o seu trabalho ou reduzem a produção e a atividade do mercado abranda", explicou o analista Zhao Qinghe, do Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês, que publicou os dados ?online'.

Os números revelam ainda um abrandamento no setor dos serviços, cujo ritmo caiu para 54.4 pontos, em fevereiro, depois de se ter fixado nos 55.3 pontos, no mês anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório