Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Excedente da Segurança Social 'engordou' em janeiro

Melhoria deve-se à redução do ritmo de crescimento da despesa - devido à queda do desemprego - e ao aumento das receitas motivado pela subida das contribuições para a Segurança Social.

Excedente da Segurança Social 'engordou' em janeiro
Notícias ao Minuto

10:00 - 27/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Receitas

O subsetor da Segurança Social registou um excedente de 503,4 milhões de euros, o que representa uma melhoria na ordem dos 27,1% face ao igual período do ano anterior. Na base destes resultados esteve um aumento das receitas superior ao ritmo de crescimento das despesas.

Num comunicado, o gabinete do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revela que a receita efetiva aumentou 5,8%, impulsionada “em grande medida” pelo “acréscimo das receitas com contribuições e quotizações e das transferências do exterior, nomeadamente receitas do Fundo Social Europeu para o financiamento de formação profissional e no contexto da execução do PT2020”.

O aumento das contribuições para a Segurança Social foi melhor no primeiro mês deste ano do que o registado em janeiro de 2017, o que indica, segundo o Ministério, “a continuação da melhoria do mercado de trabalho em janeiro de 2018, quer em termos de crescimento da população empregada, quer em termos de melhoria das condições salariais”.

De acordo com as informações prestadas pelo Ministério, a redução “significativa” dos níveis de desemprego ao longo do último ano “conduziu a uma redução expressiva da despesa com prestações de desemprego em janeiro de 2018”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório