Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Receita fiscal subiu 8,7% em janeiro

Excedente global em janeiro foi de 775 milhões de euros. Governo diz que execução orçamental de janeiro dá "sinais positivos", mas que é "ainda pouco representativa".

Receita fiscal subiu 8,7% em janeiro
Notícias ao Minuto

17:48 - 26/02/18 por Melissa Lopes

Economia Execução Orçamental

Em janeiro, as Administrações Públicas registaram um excedente global de 775 milhões de euros, representando uma melhoria de 153 milhões de euros face ao período homólogo, explicada por um crescimento da receita (6,8%) superior ao da despesa (4,7%), revela o Ministério das Finanças em comunicado.

A execução orçamental mostra ainda que em janeiro, a receita fiscal do subsetor Estado cresceu 8,7%.

A receita de IVA aumentou 7,3%, acompanhada pelo crescimento no IRS e IRC. A receita beneficiou ainda do comportamento do mercado de trabalho, visível no crescimento de 8,6% das contribuições para a Segurança Social. 

Quanto à despesa, a tutela sublinha que a evolução encontra-se influenciada pela não materialização integral do impacto do descongelamento de carreiras e pelo fim do pagamento do subsídio de natal em duodécimos. "O início da implementação do novo referencial contabilístico (SNC – AP) dificulta adicionalmente a comparação com o período homólogo, em especial no reporte relativo ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)", faz notar o Governo. 

O Governo destaca ainda o investimento público, que registou um crescimento de 35% (excluindo PPP) bem como no setor da Saúde, traduzindo-se num forte crescimento da despesa do SNS de 4,7%.

Na nota enviada à comunicação social refere que a execução de janeiro tem "sinais positivos", mas que é "ainda pouco representativa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório