Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Líder trabalhista defende união aduaneira com a UE após a saída

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, defendeu hoje uma "nova união aduaneira" com a União Europeia (UE) após o 'Brexit' e acusou o Governo conservador de deixar os britânicos "no escuro" quanto ao futuro.

Líder trabalhista defende união aduaneira com a UE após a saída
Notícias ao Minuto

12:37 - 26/02/18 por Lusa

Economia Brexit

"O Partido Trabalhista tentará negociar uma nova união aduaneira completa entre o Reino Unido e a União Europeia a fim de garantir a inexistência de direitos alfandegários com a Europa e de evitar uma fronteira rígida na Irlanda do Norte", declarou o líder do principal partido da oposição no Reino Unido, num discurso em Coventry (centro de Inglaterra).

"Todos os países geograficamente próximos da UE que não são membros da UE -- a Turquia, a Suíça ou a Noruega -- mantêm relações estreitas com a UE. O Reino Unido vai precisar de ter a sua própria relação por medida", acrescentou.

Mais de ano e meio depois do referendo que determinou a saída do Reino Unido da UE, em junho de 2016, "o país continua no escuro sobre o que este governo dividido quer do 'Brexit'", criticou.

Para Corbyn, o país deve ter "uma nova relação forte com o mercado único que inclua um acesso completamente livre de direitos" ao mercado europeu.

"Queremos também negociar proteções, clarificações ou isenções onde forem necessárias", nomeadamente nos serviços públicos, as ajudas do Estado e o destacamento de trabalhadores.

A tomada de posição de Corbyn segue-se a um apelo, divulgado no domingo, de 80 destacados trabalhistas, entre os quais vários deputados, para a manutenção do país no mercado único, que permite a livre circulação de bens, pessoas, capitais e serviços.

A primeira-ministra conservadora, Theresa May, rejeitou permanecer no mercado único e na união alfandegária e deve apresentar na sexta-feira a sua proposta para uma parceria pós-'Brexit' com a UE.

O ministro para o 'Brexit', David Davis, afirmou a sua oposição a uma união aduaneira, explicando, num artigo no Daily Telegraph, que se Londres se mantiver no mercado comum perde o controlo da sua política comercial e está impedido de celebrar acordos de comércio livre com outros países do mundo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório