Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Principais índices de Wall Street fecham em alta e semana com ganhos

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores mais tranquilizados com a possibilidade de uma subida mais rápida do que o previsto das taxas de juro este ano.

Principais índices de Wall Street fecham em alta e semana com ganhos
Notícias ao Minuto

22:49 - 23/02/18 por Lusa

Economia Bolsas

O índice Dow Jones Industrial Average valorizou 1,39%, para os 25.309,99 pontos, e os Nasdaq 1,77%, para os 7.337,39. O S&P500 ganhou 1,60%, para as 2.747,30 unidades.

Esta progressão permitiu à praça de Nova Iorque anular as sessões mitigadas do início da semana e encerrar com uma valorização semanal de 0,36% para o Dow Jones, de 1,35% para o Nasdaq e de 0,55% para o S&P500.

"Quando o mercado não causa medo, sobe, e uma vez que quase tudo o que se passa ao nível económico é positivo, a tendência é positiva", comentou Gregori Volokhine, da empresa de serviços financeiros Meeschaert Financial Services.

Uma subida demasiado rápida das taxas de juro, uma aceleração da inflação ou um défice orçamental muito importante podem perturbar esporadicamente os investidores, lembrou.

Assim, quando o banco central norte-americano indicou na quarta-feira que estava disposto a continuar, e até a acelerar, o endurecimento da sua política monetária, a taxa de juro dos seus títulos de dívida a 10 anos subiu para o nível mais elevado desde 2014. Na altura, Wall Street tremeu.

Mas esta taxa, seguida com particular atenção pelos investidores, recuou desde então e assim continuava hoje pelas 21:20 de Lisboa, ao estar nos 2,867%, contra 2,921% na noite da quinta-feira.

"Os estrategas estão divididos quanto às consequências para o mercado acionista de uma taxa acima dos 3%, mas, de momento, não passa de uma inquietação", comentou Ken Berman, da Gorilla Trade.

A subida das taxas de juro, em geral, perturba os operadores bolsistas no mercado de ações, uma vez que encarece o custo dos empréstimos, tanto para as empresas, como para os particulares, além de oferecer aos investidores uma alternativa um pouco mais remuneradora e menos arriscada do que as ações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório