Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Situação económica é excecional, mas vai deixar de ser assim"

Manuela Ferreira Leite questiona aquelas que são as medidas que o Governo tem preparadas para fazer face a uma mudança na situação económica exterior.

"Situação económica é excecional, mas vai deixar de ser assim"
Notícias ao Minuto

23:17 - 22/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Ferreira Leite

Os resultados económicos que o país tem apresentado são positivos, mas não vão durar para sempre e, por isso, é necessário delinear uma estratégia que prepare o país para esse momento que vai chegar, mais tarde ou mais cedo.

É esta a opinião de Manuela Ferreira Leite que, no seu comentário semanal na TVI24, disse que ao Governo “não chega apresentar resultados que são, em parte fruto das suas medidas, mas numa parte muito significativa resultantes de algo que não depende do Governo que é a situação económica envolvente que é absolutamente excecional”.

Esta excecionalidade, explicou, diz respeito ao “preço do petróleo, às taxas de juro que estão baixas e ao desenvolvimento económico na Europa”. Porém, adverte Ferreira Leite, “isto é de tal forma excecional que não é duradouro e algum dia vai deixar de ser assim”.

“E o que é que o Governo se prepara para fazer, ou tem feito ou fará caso isto mude? Voltamos à situação anterior?”, questiona a ex-líder do PSD que garante que “não existem almofadas financeiras”, pois “fala-se na ausência de poupança, numa situação de endividamento e isso não está a ser acautelado”.

Confrontada quanto aos números do défice e da dívida pública, a economista é direta ao explicar que o “défice e a dívida estão a baixar resultante da evolução da economia, porque em valor absoluto a dívida está a aumentar, pois só reduziu em percentagem da riqueza nacional porque a riqueza nacional aumentou, não foi porque a dívida tenha reduzido”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório