Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Investimento de 11,9 milhões para reforçar cordão dunar

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que autoriza a despesa, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, para a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova-Vagueira, no distrito de Aveiro, com areia.

Investimento de 11,9 milhões para reforçar cordão dunar
Notícias ao Minuto

17:55 - 22/02/18 por Lusa

Economia Aveiro

A empreitada, que vai custar 11,9 milhões de euros, resulta de um protocolo que foi assinado em 2016 entre a agência tutelada pelo Ministério do Ambiente e a Administração do Porto de Aveiro (APA), que visava a alimentação artificial daquele troço, com inertes provenientes de depósito e de dragados do Porto de Aveiro.

A obra, que será paga em partes quase iguais por aquelas duas entidades, vai ser comparticipada por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Em declarações à Lusa, o presidente da Administração do Porto de Aveiro, Braga da Cruz, explicou que a empreitada, que será lançada até abril, prevê a colocação de cerca de dois milhões de metros cúbicos de areia no litoral, em frente à praia da Costa Nova.

Segundo o mesmo responsável, este depósito de areia "vai alimentar a corrente litoral, que desta forma não irá buscar a areia que está nas praias", minimizando o défice sedimentar que se tem acentuado na zona a sul do molhe norte.

"A velocidade de recuo da costa não vai ser neutralizada, mas será fortemente atenuada durante um período entre três e cinco anos. Isto tem algum caráter experimental que vai ser desenvolvido, mas estamos convencidos que vai funcionar", vincou Braga da Cruz.

O presidente da APA referiu ainda que os inertes usados nesta intervenção serão disponibilizados pela administração portuária, adiantando que o transporte da areia do Porto de Aveiro para o local do depósito vai ser feito com dragas.

"Nós tínhamos disponibilidade de alguma areia que tinha sobrado quando foram feitas as obras para constituição das docas e temos também uma ilhota no meio da doca para ser dragada", disse Braga da Cruz.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório