Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Dívida pública recuou para 126,2% do PIB em dezembro

Os números da dívida pública já eram conhecidos, mas sabe-se agora que o peso do endividamento no PIB reduziu em comparação com o final de 2016.

Dívida pública recuou para 126,2% do PIB em dezembro
Notícias ao Minuto

13:11 - 22/02/18 por Beatriz Vasconcelos 

Economia BdP

O Banco de Portugal divulgou o Boletim Estatístico, esta quinta-feira, onde consta que o peso da dívida pública recuou para 126,2% do PIB em dezembro de 2017, na óptica de Maastricht que é a que conta para Bruxelas. Este valor compara com os 130,1% registados em dezembro de 2016.

A informação agora confirmada pelo BdP está em linha com as previsões do Governo, que já tinha apontado para uma descida da dívida pública para 126,2% do PIB no final de 2017.

O valor da dívida pública no final do ano passado já era conhecido. Segundo dados do BdP, a dívida pública portuguesa situou-se em 242,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 1,6 mil milhões de euros face ao mesmo período de 2016.

As variações "foram em parte compensadas pelo reembolso antecipado de aproximadamente 10,0 mil milhões de euros de empréstimos concedidos pelo Fundo Monetário Internacional no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira".

Contudo, a dívida pública baixou em dezembro face ao mês anterior, uma vez que em novembro se situava nos 242,8 mil milhões de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório