Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Centeno favorável à canalização de metade do lucro do BCE para UE

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, mostrou-se hoje favorável a uma eventual canalização de metade do lucro do Banco Central Europeu (BCE) para a União Europeia.

Centeno favorável à canalização de metade do lucro do BCE para UE
Notícias ao Minuto

16:23 - 20/02/18 por Lusa

Economia Eurogrupo

"Os lucros do BCE são recursos europeus e devem ser considerados como tal nestas discussões. Seguramente, o Conselho [Europeu] abordará no seu conjunto essa possibilidade, sendo eu favorável a considerar que esses são recursos europeus e devem estar à disposição da melhor forma do conjunto das nossas atuações", assumiu o ministro das Finanças português.

A posição de Mário Centeno, que interveio na Conferência Interparlamentar sobre Estabilidade, Coordenação Económica e Governação na União Europeia, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na qualidade de presidente do fórum dos ministros das Finanças da zona euro, resultou da questão do eurodeputado José Manuel Fernandes sobre uma eventual canalização de 50% do lucro do BCE para a UE.

O eurodeputado social-democrata, que é o coordenador do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu, perguntou a Centeno se era favorável a que o BCE canalizasse oito mil milhões de euros anuais para a União Europeia.

A Comissão Europeia estima que metade do lucro do BCE, resultante da emissão de moeda, seja de 56 mil milhões de euros entre 2021 e 2027, o que equivale a oito mil milhões anuais.

Atualmente, esta receita é repartida pelos Estados-Membros em função da participação no BCE, com as verbas a serem canalizadas para os orçamentos nacionais através dos bancos centrais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório